22 setembro 2016

Object Pronouns

Os Object Pronouns são chamados hora de Pronomes Objeto ou Pronomes Oblíquos em português.
Tanto faz...O que importa é sabermos utilizá-los da maneira certa.
Chegando nesse post, você já conheceu os Personal Pronouns (também chamados de Subject Pronouns) e os Possessive Adjectives. Por quê voltamos a falar deles aqui?
Porque vamos compará-los em relação às suas posições e funções dentro da frase e assim entendê-los melhor.

Relembrando:

Os Personal Pronouns (I, you, he, etc) são aqueles que dão uma AÇÃO (verbo) à frase:
Exemplos: 
  • I like playing basketball.
  • She usually goes home in the evening.
  • They never order pizza on weekends.
Eles aparecem SEMPRE antes da ação, mesmo que entre um e outro apareça um advérbio (como o "usually" acima) ou uma negação (don't, doesn't, won't, etc)


Os Possessive Adjectives (my, your, his, etc) são aqueles que designam a  POSSE de alguma coisa (objeto ou uma relação com uma pessoa) na frase:
Exemplos: 
  • He visits his mother on Saturdays.
  • She doesn't like her new red shoes.
  • Are you going to sell your car ?
Eles aparecem SEMPRE antes de um objeto, mesmo que entre um e outro apareça um outro adjetivo (como o "new" acima).

Agora veja como encaixamos os Object Pronouns:
Os Object Pronouns tem uma função semelhante a dos Personal Pronouns, ou seja, substituir o nome de um substantivo pelo pronome. A diferença é que enquanto o Personal Pronoun é usado para indicar QUEM FEZ a ação, o Object Pronoun indica QUEM PARTICIPOU dessa ação.Em outras palavras, a pessoa (ou objeto) que fez parte da ação, que "sofreu" a ação, mas não influenciaria a realização da ação.
Exemplos: 
  • Susan needs to teach them how to use the computer.
  • They didn't tell us about the news about the president.
  • Do you like to speak English with me?
Eles aparecem SEMPRE depois do verbo principal da frase, mesmo que entre um e outro apareça uma outra palavra (como o "English" acima).
Observação importante: Tenho conhecimento de métodos e professores que ensinam catedraticamente que os Object Pronouns aparecem sempre no final da frase ou oração. Embora muitas vezes vejamos esse acontecimento, não é uma regra. Comparem os exemplos acima com a ilustração abaixo.



 Nas colunas abaixo vemos qual Adjetivo Possessivo e qual Pronome Oblíquo usamos para cada uma das pessoas:




Conheça algumas particularidades dos Objetc Pronouns:
  • O "it': é usado para elementos neutros, ou seja objetos, animais e bebês (enquanto não se sabe o gênero). Como ele é idêntico ao pronome pessoal, somente a posição na frase, ou seja, depois do verbo, é que nos confirma ser um pronome do objeto, que sofre a ação.
  • O "you": é o mesmo caso do "it". Com isso, somente a posição na frase nos auxilia a diferenciá-los. Se estiver após o verbo, então será Object Pronoun. Para saber se é um caso de singular ou plural (você ou vocês), somente sabendo o contexto, ou seja, as informações que antecedem a frase.
  • O "her": parecido com os casos acima, porém dessa vez ao invés de ser confundido com o Personal Pronoun, é confundido com o Adjective Pronoun. Portanto, para saber se falando de um ou outro, procure pelo "her" e verifique se há um substantivo depois, afinal, os adjetivos possessivos servem para indicar que um substantivo (objeto, pessoa, lugar) pertence a alguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário